quinta-feira, 24 de maio de 2007

ALERTA AOS PAIS - INFORMAÇÃO!!!


CRIANÇAS, ADOLESCENTES E AS LAN HOUSES


"Além de problemas com documentação, a freqüência de menores de idade sem autorização dos pais, além da evasão escolar também preocupam.Para crianças e adolescentes as lan houses são um dos ambientes mais disputados, mas os pais se dividem entre o desejo de atender aos anseios dos filhos e às dificuldades para impor limites.

O ingresso de menores de 12 anos é proibido sem acompanhamento do responsável e adolescentes com idades entre 12 e 16 anos precisam de autorização por escrito do pai ou responsável. Para menores de 18 anos, a permanência após a meia-noite é proibida, exceto com autorização dos pais.

Em uma região da periferia a reportagem presenciou crianças, com aparência de 9 a 10 anos, utilizando máquinas sem a presença de qualquer responsável.Além destes problemas identificados, Maria Aparecida Dias, do Conselho Tutelar, disse que outro problema comum é a evasão escolar. O órgão recebe em média 40 casos por mês de evasão escolar, sendo que a maioria está ligada à freqüência de alunos em lan houses, em pleno horário de aula.Segundo a conselheira, muitas crianças e adolescentes chegam a falsificar a assinatura dos pais na autorização e passam horas em frente dos computadores. “Sempre que atendemos casos como esse notificamos os pais. As escolas também têm atenção redobrada em relação a esse assunto”, declarou.Apesar do empenho das autoridades, Maria Aparecida reforçou que é função dos pais estabelecer regras, impor limites em relação ao cotidiano dos filhos. “Apesar do modismo, os jogos podem viciar, daí a responsabilidade dos pais em estabelecer limites”, afirmou.

Como o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê, é responsabilidade da família defender os direitos dos menores, neste caso o acesso à escola."

Nenhum comentário:

Arquivo do Blog

Transplante Vida